• Redes Sociais

Filhote de gato: como torná-lo um adulto dócil e sociável



Filhote de gato: como torná-lo um adulto dócil e sociável
 
As primeiras semanas de vida são as que mais influenciam na definição do comportamento do gato. Desde como ele reagirá quando for acariciado até como se adaptará ao convívio com outros animais. Por isso, devemos aproveitar essa fase crítica do desenvolvimento para preparar bem o filhote para a vida adulta.

 

A fase da sociabilização tem uma enorme influência no comportamento do filhote. Por isso é importante saber como é feita a socialização dos filhotes, se eles crescem isolados de humanos, se são afastados da mãe precocemente ou até mesmo se crescem em pequenos recintos / jaulas. Alguns fatores aqui citados podem parecer irreais e completamente abomináveis, mas infelizmente existem "criadores" de fundo de quintal, que visando apenas o lucro cometem essas e outras atrocidades, prejudicando totalmente a fase de sociabilização dos filhotes e gerando gatos com traumas e problemas. Por isso a escolha de um gatil confiável é muito importante e o valor do filhote está diretamente ligado a essa qualidade de vida oferecida aos animais.
 
Temperamento e personalidade
Numa mesma ninhada, alguns gatinhos são mais corajosos e extrovertidos que outros. As diferenças de temperamento são influenciados pela genética de cada exemplar. Bengals, quando criados da forma correta, tem a grande vantagem de serem gatos destemidos e brincalhões, facilitando muito a adaptação na nova casa onde irão morar. 

 
Brincalhão quando filhote, medroso quando adulto
Muitos proprietários de um filhote sociável e desinibido deixam de sociabilizá-lo e de acostumá-lo a procedimentos e situações que enfrentará futuramente por causa do bom temperamento do gatinho. Mas muitos filhotes, principalmente quando não foram corretamente expostos a diversas situações, animais e pessoas, começam a ficar medrosos e cautelosos depois de saírem da infância, por isso é muito importante continuar com o processo de de sociabilização mesmo na idade adulta do gato.
 
Como sociabilizar
Apresente o seu gatinho de maneira agradável a diversas pessoas e animais. Evite qualquer desconforto ou susto durante essas interações. Por exemplo, procure brincar com o gato e alimentá-lo enquanto recebe visitas. Lembre-se que o filhote pode se assustar com pessoas, especialmente as crianças e com animais que agem de maneira inesperada, o que pode resultar em trauma difícil de ser recuperado.

 
Importância das brincadeiras
Estudos demonstraram que brincadeiras aproximam o gato das pessoas. Brincar é, portanto, uma ferramenta importante para facilitar a interação. Mas brincadeiras feitas com o uso do próprio corpo podem estimular a agressividade do gato para com as pessoas. Por isso, ao brincar prefira fazê-lo com algum objeto. Em vez de estimular o felino a morder ou a caçar a sua mão ou pé, use um cordãozinho ou uma bolinha, por exemplo.
 
Procura por carinhos
Gatos acostumados a receber carinho nas primeiras semanas de vida tendem a procurar mais carinho quando adultos e a gostar de recebê-lo. É importante acostumar o filhote a longas sessões de carinho. Se ele não for muito fã de afagos, procure acariciá-lo durante as refeições ou enquanto a estiver preparando. Outro momento propício é quando ele estiver acordando ou quase dormindo, pois a ansiedade estará bem baixa.
 
Pequenas restrições de movimento
Habituar o gato a ter uma parte do corpo imobilizada é importante para que ele venha a se comportar com naturalidade quando lhe dermos banho, cortarmos suas unhas e o escovarmos, por exemplo. Segure o gato firmemente pelo cangote (imitando o que a mãe faz com ele quando o carrega), mas com muito cuidado para não provocar um trauma. Procure imobilizar gradativamente uma parte do corpo dele. Treine isso com freqüência, mas sem provocar grande desconforto. É importante fazer a restrição com firmeza e, se o gato tentar escapar, não soltá-lo enquanto esperneia, para evitar que ele entenda que venceu você.

 
Acostumar ao banho
Bengal é uma raça que adora água, mas isso não faz com que ele já venha treinado para tomar banho. Na verdade, dar banho em Bengal não é obrigatório. Você consegue mante-lo sempre limpo, escovando 2x por semana durante cerca de 2 ou 3 minutos. Bengals são extremamente limpos. Porém se você quiser que o seu Bengal tome banho, precisará ensinar o filhote a tomar banho nas primeiras semanas de vida. Mas com muito cuidado para não transformar a experiência em trauma. Um erro clássico é tentar dar banho completo ao gato que nunca passou pelo processo antes. Se ele for contido por vários minutos contra a vontade, esfregado, enxaguado e secado, isso, além do pavor que a água é capaz de causar, pode fazê-lo associar o banho a algo odiável. O truque é acostumar o gato às fases do banho antes de dá-lo por completo, associando-as a coisas agradáveis, como brincadeiras e petiscos. Antes de molhar o gatinho, procure habituá-lo também com a toalha e o secador. Você não gostará de descobrir, no momento em que ele estiver encharcado, que entra em pânico quando o secador é ligado!

Essas são algumas dicas interessantes para melhorar a convivência e a socialização entre você e o seu novo Bengal. Lembre-se que carinho e amor é importante para uma relação duradoura com o seu gato, mas regras de convívio, interatividade e socialização são fundamentais para manter o seu Bengal feliz e saudável pelo resto da vida.
 
Texto adaptado do site: www.caocidadao.com.br


Garantia
CONTATO contato@playbengal.com.br

(11) 9 9660-6085 Whatsapp

  • Pet Retrato
  • Criador Parceiro Premier Pet
  • Tropicats
  • TIBCS
  • World Cat Federation
Desenvolvido por AG | AF Comunicação.