• Redes Sociais

Seu gato Fala - Conhecendo a linguagem corporal do seu Bengal



Aprenda a interpretar os sinais que o seu gato emite diariamente. Dessa forma o relacionamento entre ser humano e felino ficará muito mais divertido e proveitoso.

É por meio do corpo e dos miados que seu felino se comunica. Entender sua linguagem, portanto, é fundamental para evitar ansiedade e problemas comportamentais.

IMPORTANTE: Para interpretar seu felino, analise sempre os sinais em conjunto e não apenas um sinal isolado. Procure combinar com o ambiente e a situação.


Postura:
Assustado: Anda agachado, próximo ao solo, com as orelhas para trás e a cauda entre as pernas.
Agressivo: O gato pode curvar-se em arco, erguendo a coluna e a cauda, dando a impressão de estar maior e mais ameaçador. Os pelos ( principalmente nas costas) ficam bem arrepiados.

Cauda:
Simpatia: Quando ela fica apontada para cima e ereta significa que o felino simpatiza com o animal ou pessoa com quem está interagindo. Pode se esfregar no dono com a cauda erguida. A posição também indica interesse.
Desconfiado: a cauda na posição vertical forma um gancho na ponta.
Balançando: Quando erguida e em movimento lento, pode significar alegria. Quando encostada no chão,  movendo-se rapidamente como uma chicotada, indica insatisfação, medo ou ataque iminente.
Feliz: Cauda fica alta e treme a ponta.

Orelhas:
Relaxado: Elas estarão altas e voltadas para frente, ou ligeiramente viradas para o lado, em estado de relaxamento.
Irritado ou ameaçado: Elas se voltam para os lados e para trás. Quanto mais coladas à cabeça, maior o estado de medo e/ou irritação.

Olhos:
Pupilas: Quando dilatadas, elas podem indicar medo ou agressividade, mas também podem significar animação por ver seu dono, um amigo ou até mesmo seu alimento (estado de euforia). Já quando elas ficam estreitas, significa que está preparado para caçar ou brigar. É muito importante notar que a quantidade de luz no ambiente influencia diretamente as pupilas dos gatos. Em um ambiente escuro elas ficam dilatadas e em um ambiente com sol elas ficam bem estreitas, quase invisíveis. Por isso é importante contextualizar a situação ao observar o seu gato Bengal.
Relaxado: Os olhos ficam semiabertos, parece que o gato Bengal está quase dormindo e as pupilas ficam normais.
Falta de educação: Para os gatos Bengal (e todos os felinos em geral), olhar nos olhos e contato visual muito prolongado pode ser encarado como uma ameaça. Portanto evite olhar nos olhos quando o seu Bengal estiver entrando em um ambiente em que você está e ao chegar em um ambiente em que ele está.
Piscar os olhos: Piscadas longas e demoradas (abrir e fechar os olhos lentamente) significa afeição e carinho. Portanto, esse ato deve ser utilizado ao brincar e interagir com o seu gato bengal. Pisque devagar quando ele te olhar e ele entenderá isso como uma forma de carinho, aceitação e confiança. No mundo felino, fechar os olhos na presença de outro, é um sinal de que não representa ameaça.
Ansiedade: Os olhos ficam bem abertos, sem piscar e as pupilas se dilatam.

É tudo meu! O ato de esfregar as bochechas e a lateral do corpo em móveis, dono ou objetos da casa e até o ato de arranhar é para marcar território e disseminar os seus feromônios, infomando que "aquilo" lhe pertence.

Texto elaborado pelo Gatil Play Bengal.
Sua cópia ou utilização sem autorização está sujeita as penas da lei.
A divulgação deste texto é livre e benéfica, desde que citada a fonte: Gatil Play Bengal: 
www.playbengal.com.br



Garantia
CONTATO contato@playbengal.com.br

(11) 9 9660-6085 Whatsapp

  • Pet Retrato
  • Criador Parceiro Premier Pet
  • Tropicats
  • TIBCS
  • World Cat Federation
Desenvolvido por AG | AF Comunicação.