• Redes Sociais

Conhecendo os padrões e cores nos gatos Bengal



Vamos nessa postagem abordar um tema muito interessante que são os padrões e as cores existentes dentro da raça Bengal. 

Os gatos Bengal iniciaram como um sonho de uma criadora dedicada, que se tornou realidade. Eles não são apenas lindos, mas gato doméstico com uma aparência que imita os grandes felinos encontrados na natureza.

 
Todos os gatos domésticos, possuem uma variedade de cores e padrões. Os populares padrões de leopardo pintados e dourados não são a única cor e padrão aceitos para os Bengal. Os gatos Bengal, ou Gatos de Bengala, são mais do que pequenas versões domésticas de seus primos maiores da selva. Existe uma ampla gama de cores, tons e padrões dentro da raça.
 
Dependendo do fundo genético de ambos os pais, gatinhos dentro da mesma ninhada, podem ser muito diferentes uns dos outros. Felizmente, o mapeamento do genoma felino permitiu que os genes que controlam a pelagem, cor e padrão em gatos, sejam estudados e identificados com testes de DNA. O teste genético permite que os criadores prevejam o possível resultado de uma ninhada e possam prevenir que as doenças se tornem parte integrante de uma raça.

Cores dos Gatos Bengal
 
Estritamente falando, existem apenas três cores básicas aceitas pela raça Bengal: Brown, Silver e Snow ( essa última se divide em três: Seal Lynx, Seal Sepia e Seal Mink). Dentro de cada categoria de cores, existem dois tipos de padrões aceitos: Spotted (pintado) e Marbled (manchado).
 
Com tantas variações assim, você pode não saber por onde começar ao procurar seu gato Bengal. É por isso que reunimos este guia ilustrado com todas as cores e padrões dos gatos Bengal.
 
Com este guia, você saberá exatamente qual o nome correto da cor, padrão e suas características. Você também irá se previnir de adquirir um "Bengal falso", e não será enganado por criadores de fundo de quintal.
 

Pelagem Bengal Spotted e Marbled

Antes de falarmos das cores dos Bengal, vamos primeiro entender os 2 padrões, que são:
 
• Spotted Tabby
• Marbled Tabby

O Padrão do Bengal Spotted (Spotted Tabby)
Cores dos Bengal Spotted


O padrão Spotted dos gatos Bengal é o estilo mais popularmente conhecido e difundido. Provavelmente se você já viu um gato  Bengal ou está aprendendo sobre a raça, foi um Bengal no padrão Spotted que você viu como referência.
 
O Brown Spotted Tabby foi reconhecido oficialmente em um Campeonato (TICA) de 1991.
 
O Bengal Spotted Tabby possui manchas características, de pequeno a médio porte em toda a sua pelagem. As marcas rosetadas aleatórias e de dois tons são particularmente apreciadas. Popularmente são os tipos de gatos Bengal que se parecem com mini-leopardos.
 
Esse estilo de padrão apareceu quando os criadores acreditavam que os pontos maiores e mais esparsos eram mais desejáveis. O padrão de spotted tabby original encontrado em gatos domésticos foi modificado por reprodução seletiva.

Similaridade do Bengal Spotted Tabby e um Leopardo

A pelagem é coberta com manchas arredondadas aleatórias, diagonalmente ou horizontalmente alinhadas no tronco, barriga e pernas. Grandes manchas escuras com centro de cor clara são geralmente preferidas.
 
Existem variações na categoria Spotted Tabby e podem haver muitos tipos diferentes de manchas / pintas em um único gato de Bengala, conforme veremos a seguir:

• Single Spotted

Single-Spotted significa que os pontos são monocromáticos. São apenas manchas sólidas salpicadas como gotículas em um fundo contrastante, semelhante às de gato selvagem como a Cheeta ou gatos manchados não híbridos (Ocicat, Mau egípcio, Shorthair Spotted ou Australian Mist).
 
Os Bengal de mancha única podem competir em exposições, mas não são preferidos. Alguns criadores estrangeiros mais rígidos e tradicionais acreditam que esse padrão não deve poder participar de exposições.
 
O pardão Spotted Tabby mais popular para um gato Bengal é o "Rosetted". Os pontos / marcações são chamados de rosetas quando as manchas são cores contrastantes de dois tons distintas da cor de fundo. Você sabia que o gato Bengal é o único gato doméstico com manchas rosetadas? Legal né?!
 
Rosetas em Bengals só começaram a aparecer no início dos anos 2000, quando alguns criadores cruzaram bengals com manchas sombreadas com outros Bengals com manchas sombreadas marbled. A partir daí a roseta rapidamente se desenvolveu.
 
Quando você vê a evolução da raça ao longo dos anos, é impressionante perceber o progresso que tem sido feito por alguns criadores com Bengal rosetados em poucas décadas.
 
Os 3 tipos mais importantes de rosetas são:
• Arrow-Head
• Paw-Print
• Donuts

Tipos de rosetas e manchas nos Bengal Spotted Tabby

• Rosetas Arrow-head 
 
Os arrow-head são rosetas em formatos similares a setas (fugindo das tradicionais rosetas redondas). Podem ser sólidos e monocromáticos agrupados em uma única mancha ou podem ser rosetados com diferentes cores desaparecendo no fundo. Rosetas arrow-head com as pontas bem definidas são raras e procuradas pelos donos e criadores de gatos Bengal.
 
A roseta em formato arrow-head não é a mais comum, mas é provavelmente o tipo de roseta mais fácil de identificar. Elas são moldadas em uma forma triangular semelhante à ponta de uma flecha ou uma gota, com todas as pontas apontando para a parte de trás do gato.
 
Os leopardos asiáticos (espécie selvagem que originou os Bengal) têm muitos tipos diferentes de pelagem, mas o padrão de seta é um dos mais agradáveis de se ver. As manchas em forma de seta são uma ótima camuflagem na luz difusa de um habitat florestal. Com sua pelagem, um gato que fica muito parado nas árvores ou nas folhas caídas pode ser muito difícil de ser detectado.

Cores do leopardo asiático
 
O padrão da raça Bengal exige que os pontos sejam alinhados horizontalmente em vez dos pontos alinhados verticalmente. As manchas em forma de flecha na pelagem dos gatos lhes proporcionam uma aparência horizontal particularmente fluida e criam uma sensação de ilusão de movimento única.

• Rosetas Donut
 
Rosetas Donut são manchas mais escuras do que a cor da pelagem de fundo e delineadas com um contorno grosso de uma cor ainda mais escura.
 
Inspirado pela pelagem do Jaguar, a roseta em formato de Donut obteve o nome de um contorno em formato de círculo escuro quase completo em torno de um centro de cores mais claras.
 
Levaram anos de criação seletiva para alcançar rosetas em forma de donut, mas agora são uma das rosetas mais populares e procuradas por criadores e proprietários de Bengal.

• Rosetas Paw-print
 
As Paw-print são manchas sombreadas abertas de um lado com manchas menores e mais escuras na borda. Uma roseta paw print nunca está inteiramente fechada pela cor mais escura e de contorno.
 
Inspirados na pelagem do leopardo, as rosetas paw-print ganharam o nome, pois se assemelham ao formato das almofadas das patas de felinos, tendo uma central maior e 3 ou 4 menores agrupadas.

O Padrão Marbled
Bengal Padrão Marble


O padrão de pelagem Marbled (marmorizado) é derivado de listras do padrão Spotted Tabby que se espalharam pelo corpo. O gato Bengal Marbled possui um padrão horizontal, fluido, aleatório e assimétrico, podendo ter o corpo quase todo de uma única cor, ou marcações bem diferentes, o que o torna muito exótico.
 
O Bengal padrão Marbled é bem procurado por quem já tem um Bengal Spotted, pois o contraste entre os 2 padrões é muito interessante.
 
Em 1987, Jean Mill (a precursora da raça Bengal) produziu o primeiro gatinho Bengal Marbled chamado Millwood Painted Desert:
 
Ela era uma pequena fêmea espetacular com uma pelagem estranha até então, de cor creme e um padrão esquisito que parecia um caramelo cheio de curvas. Então resolveu inscrever a gatinha na Exposição Incats no Madison Square Garden, e ela virou uma sensação nos EUA!
 
Em seu primeiro padrão para a raça de Bengal, Jean Mill não pretendia incluir nada além do padrão Spotted, até então único na raça. Mas Painted Desert foi um sucesso instantâneo com os juízes e o público, e com isso, os marbledd foram incluídos no registro da raça Bengal.
 
Os descendentes desses primeiros Bengals marbled contribuíram com o gene esboçado e o fluxo horizontal que produziu os primeiros spotted "rosetados" nos anos 2000.
 
Em 1993, um exemplar de Bengal marbled foi campeão em um campeonato dentro do TICA.

As Cores dos gatos Bengal

Agora que ja sabemos os 2 tipos de padrão que os gatos Bengal têm, vamos dar uma olhada nas suas cores.
 
Como nas outras raças de gatos, os Bengals possuem uma variedade grande de cores. Existem apenas 3 cores aceitas dentro do padrão da raça, pela The International Cat Association (TICA).
 
As cores de Bengal são:
• Brown
• Snow
• Silver
 
Como cores não reconhecidas dentro do padrão da raça, temos:
• Charcoal
• Blue
• Melanistic (Preto sólido)
 
O padrão em um gato Bengal deve produzir um alto grau de contraste. Quanto mais contraste entre a pelagem e as marcações, mais interessante será o gato.
 
Diversas outras variações tem surgido, mas infelizmente muitas são utilizadas por oportunistas, que criam qualquer tipo de gato SRD e os vendem como "Bengal". Portanto atenção ao adquirir o seu Bengal. Existem poucos Gatis especializados na raça no Brasil e TODOS praticam a mesma faixa de preço nos seus filhotes, pois investem tempo, conhecimento, viagens e dinheiro para o aprimoramento da raça. Portanto um gato pintado não é um Bengal. Comprar um bengal pela "metade do preço" não faz com que o comprador seja esperto, mas sim que está pagando por um gato sem raça definida, que poderia muito bem ser adotado nos abrigos e ONG´s espalhadas pelo Brasil.

O padrão em um gato Bengal deve produzir um alto grau de contraste. Quanto mais contraste entre a pelagem e as marcações, mais interessante será o gato.

O Bengal Brown

Gato Bengal padrão Brown ( Brown spotted Tabby / Brown Marbled Tabby)

 
O gato Bengal  Brown (marrom - genes de cor C, C) é o mais popular das cores do gato de Bengala e também foi o primeiro a ser reconhecido pela TICA em 1983.
 
Cor dos olhos no Bengal Marrom:
Os tradicionais Bengals marrom têm olhos verdes ou dourados.
 
A cor de base pode variar de um tom cinza-castanho a um vívido de laranja-dourado.
 
A cor dos spots, rosetas ou marmoreio (no caso dos marbled) podem variar de preto, marrom claro a um marrom mais escuro ou avermelhado.
 
Se você tem um amigo peludo (seja cão ou gato), você provavelmente sabe que o marrom vem em uma variedade de tons como: Golden, Cream, Mel, Mogno, Tan, Bege, Caramelo, Canela. Nos Bengal isso não é diferente.
 
Todos os tons de marrom são aceitos, mas a cor-de-laranja é preferida para a cor de base.
 
Como você pode ver, há praticamente todos os tons de marrom disponíveis para a raça.
 
Abaixo, as características que o Brown Bengal precisa possuir:
• Marcação de cor marrom a preto
• A ponta da cauda obrigatoriamente deve ser preta
• O nariz precisa ser vermelho
• Olhos castanho, cobre, ouro, verde ou avelã
• Barriga, quanto mais branca e pintada for, mais ineteressante fica o exemplar
 
São criaturas lindas, não são?

O Bengal Snow
 
A idéia dessa variação de cor é buscar uma proximidade com um mini leopardo da neve.
 
Os Bengals também vêm em uma variedade de cores de creme e marfim associadas a uma forma de albinismo que vem da ascendência de gatos siameses e birmaneses.
 
Ao contrário do que o nome sugere, eles não são gatos Bengal brancos. Bengal branco não existe.
 
O Bengal Snow pode ser dividido em 3 cores e nomes geneticamente diferentes:
 
• Seal Lynx
• Seal Mink
• Seal Sepia
 
Pode ser complicado dizer a diferença entre essas três cores dentro do "Snow", pois são bastante similares. Um teste genético é sempre o melhor método para diferenciar os 3 Snow Bengals. Alternativamente e como apoio, as cores dos olhos podem ajudar a determinar qual o tipo de Snow Bengal.

Gato Bengal cor Snow Seal Lynx
Um Snow Seal Lynx Bengal (Cs, Cs cor dos genes) tem:
 
• Uma cor creme branca muito clara
• Marcações escuras ou leves
• Ponta da cauda marrom
• Apenas olhos azuis
Para facilitar a identificação é a cor mais clara dos Bengal e sempre com olhos azuis

Bengal cor Snow Seal Mink
Um Snow Seal Mink Bengal (Cb, Cs cor dos genes) tem:
 
• Cor clara: Marfim, creme ou similar (mais escuro que os Lynx)
• Vários tons de spots, alguns claros e outros escuros
• Ponta da cauda marrom
• Olhos azul-verde ou aqua
Para facilitar a identificação eles tem uma cor de base mais escura que os Linx Bengal e os olhos podem ser azul esverdeadi ou cor aqua.

Cor Bengal Snow Seal Sepia
Um Snow Seal Sepia Bengal (Cb, Cb cor dos genes) tem:
 
• Cor: Marfim, creme, cor clara
• Vários tons de spots, de claros a escuros
• Ponta da cauda marrom
• Olhos verdes ou dourados
Para facilitar a identificação é uma variação mais clara do tradicional Brown e assim como eles os olhos só podem ser verdes ou dourados.

O Bengal Silver
Bengal cor Silver

Silver ( Prata - genes I, i ou I, I inibidor ) são na verdade uma falta de cor. Este gene inibe todas as cores quentes e dá uma pelagen base quase branca em contraste com marcantes marcas escuras.
 
A cor Silver foi adicionada ao campeonato TICA em 2004 para a raça Bengal.
 
Os gatos Bengal Silver possuem tons diferentes com fundos que variam de cor quase branca (branca não é permitido) a uma cor de aço muito escuro.
 
O Bengal Silver precisa ter:
• Marcações de cinza escuro a preto
• Ponta da cauda obrigatóriamente preta
• Um nariz vermelho, cor de tijolo
• Olhos verdes ou dourados
• Pequenas manchas (marrom amarelo / enferrujado) são permitidas
 
Características especiais dos Gatos Bengal

Quanta informação já vimos, mas não acaba por ai.
Para encerrar, vamos ver as características especiais que Bengals pode ter.

O efeito Glitter
Pelagem gato Bengal - Glitter

Você quer um gato mágico? Glitter é o seu bilhete de ouro - literalmente.
 
Os Bengals são o primeiro gato doméstico a ter brilho (glitter), mas nem todos os Bengals o possuem. Nós criadores, buscamos essa característica em todos os exemplares que adquirimos e também queremos passar esse brilho para os filhotes. Cerca de 95% dos filhotes que saem do Gatil Play Bengal possuem o efeito "glitter".
 
Os Bengals possuem uma pelagem com um efeito cintilante e brilhante. Mesmo em pouca iluminação, você poderá ver a iluminação do efeito glitter no seu gato Bengal.
 
Mas não pense que é mágica, ou que "passamos" algum produto para que o pelo dos nossos Bengals fiquem com esse efeito de glitter.
 
"Glitter" é um pedacinho de pelo oco e translúcido que capta a luz e a reflete, proporcionando esse efeito mágico de brilho. Esses pelinhos estão presentes em toda a pelagem do seu gato e podem ser potencializados quando olhamos os Bengal na luz do sol.
 
É verdadeiramente uma visão maravilhosa e notável. Quem diria que além de tudo os gatos Bengal poderiam ser ainda mais mágicos?

Considerações Finais

Se você chegou até aqui e leu essa matéria toda, parabéns, sinal que está se interessando pela raça de forma correta (o que todos os interessados em possuir um animal de raça obrigatoriamente deveriam fazer) e que deseja reunir a maior quantidade de informação para adquirir o seu filhote de gato Bengal.

Nós do Gatil Play Bengal estamos aqui para auxiliar você a encontrar o seu filhote de Bengal. Somos antes de tudo amantes de animais e fã incondicional dessa raça esclusiva e maravilhosa. Conte conosco para ter seu filhote de Bengal. Estudamos diariamente a raça, buscamos exemplares ao redor do mundo, importando sempre novas linhas de sangue e gatos premiados. Não medimos esforços para oferecer animais sempre com muita saúde, excelente comportamento, cores e padrão da raça.

Procure conhecer de onde vem o seu novo animal de estimação, não compre por impulso e principalmente, desconfie de valores muito baixos e "cores raras", você estará comprando gato por lebre, literalmente (ou quase isso).

Matéria adaptada e traduzida pelo Gatil Play Bengal.
Créditos e agradecimento especial ao nosso amigo Laurent Jaccard,
proprietário do site:
www.bengalcats.co de onde retiramos o material de apoio ao conteúdo e imagens. 
 
 


Garantia
CONTATO contato@playbengal.com.br

(11) 9 9660-6085 Whatsapp

  • Pet Retrato
  • Criador Parceiro Premier Pet
  • Tropicats
  • TIBCS
  • World Cat Federation
Desenvolvido por AG | AF Comunicação.