• Redes Sociais
Sobre alimentacao

A Alimentação dos gatos Bengal
 
Iremos aqui abordar alimentação de gatos em geral, pois o Bengal se alimenta da mesma forma de todos os gatos domésticos. Portanto essa é uma matéria criada pelo Gatil Play Bengal para todos os proprietários preocupados com a saúde dos seus gatinhos.


Alimentação dos gatos Bengal (e todos os gatos em geral) é um aspecto muito importante, se não o mais importante, para manter a saúde do seu gato sempre em dia. Se pensarmos um pouco e estudarmos sobre a origem dos nossos amigos felinos, descobriremos que todos os gatos descendem de um mesmo animal, o Felis Silvestris Lybica, o qual nasceu do cruzamento entre cinco espécies selvagens distintas, ocorrido há mais de 100 mil anos. 

 
Existem  gatos selvagens com DNA idêntico ao dos gatos domésticos, que hoje habitam Israel, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Arábia Saudita. A domesticação do gato pelos seres-humanos é curta e começou entre 10 e 12 mil anos atrás, mais precisamente quando os agricultores começaram a cultivar as primeiras variedades de cereais. Os cereais atraiam roedores e os felinos são os melhores caçadores que a natureza criou, como exemplo os leões, tigres, onças e o gato selvagem. 
 
Pela necessidade de proteger os abrigos onde ficavam estocados os cereais, os gatos começaram a ser domesticados, com o intuito de caçar e eliminar os roedores desses locais. Isso ocorre até hoje em diversos lugares do mundo e no interior do Brasil e até mesmo em grandes capitais, gatos são mantidos em comércios para caçar ratos.
 
A importância dos gatos foi tão grande que os egípcios os consideravam animais sagrados e com a invasão do Egito pelos Romanos os gatos começaram a acompanhar os exércitos europeus e foram introduzidos por toda a Europa. Até esse momento os gatos eram caçadores e se alimentavam de suas presas durante as caçadas, ou seja, roedores e pequenos animais.

 
Logo, podemos dizer que o gato sempre consumiu muita proteína crua advinda das carnes dos animais abatidos. Carne animal crua é composta quase que 70% de água. Essa simples análise nos faz ver como é importante a hidratação dos gatos. Sem contar o fato de que são animais que viviam em regiões muito quente e áridas, ficando muito tempo sem “beber” água. Toda água era advinda das suas presas ingeridas. 
 
Está nos genes dos gatos ter a mania de não beber muita água, por isso é muito importante incentivar a ingestão de líquido, seja com bebedouros tipo “fonte”, seja em rações úmidas de qualidade e outros diversos truques para fazer com que os gatos ingiram bastante líquido. Falaremos sobre esses truques mais abaixo.

 
Atualmente existem diversos tipos de ração no mercado, vamos aqui falar APENAS das rações Super Premium (pois não consideramos nenhuma ração inferior a essas capaz de suprir as necessidades fisiológicas de um gato) e rações úmidas, que são os tipos mais comuns e fáceis de serem encontradas.
 
Atualmente existe uma conscientização dos proprietários de animais de estimação mais antenados e preocupados com seus pets, de oferecer uma alimentação o mais natural possível. Costumamos comparar a nós humanos: é mais saudável quem come uma alimentação balanceada, ou lasanha congelada e hambúrguer de fast food todos os dias?
 
Além da ração seca, super premium é aconselhado oferecer diariamente algum tipo de ração úmida para seu Bengal. Essa ração pode ser em sachê ou em lata, pode ser misturada com a ração seca sem problemas. Existem no mercado diversos tipos de sachês e latas de ração, estamos considerando APENAS as de qualidade, livre de conservantes, corantes e aromatizantes, quanto mais natural, melhor. Fuja sempre do que é mais barato e acostume-se a ler os rótulos, buscando a maior quantidade de proteína natural possível, pois como falamos no início, gatos comem presas, quem come cereal e grãos são ratos.
 
Uma dica interessante é umedecer a ração seca com água morna, deixando absorver o líquido por cerca de 10 ou 15 minutos até ficarem com uma textura esponjosa. Isso a longo prazo ajudará em muito os rins dos seus gatos Bengal. Mas atente para após oferecida, retirar qualquer sobra depois de 30 ou 40 minutos, ou essa ração umedecida irá fermentar e estragar, sendo nociva para seu gato.
 
A maior dica que podemos dar é manter os Gatos (não só Bengal mas todas as raças) bem hidratados, pois o maior índice de mortalidade de gatos mais idosos é de insuficiência renal. Os rins já não conseguem mais funcionar devido a ter passado tantos anos trabalhando forçado, sem a quantidade mínima de água para ser filtrada.


Não seria nem preciso, mas é sempre bom relembrar, NUNCA ofereça restos de comida para seus gatos.


Portanto em resumo podemos listar as prioridades de uma alimentação saudável para nossos gatos Bengal:

 
1- Oferecer MUITA água fresca diariamente em bebedouros limpos e de preferência do tipo “fonte”, pois como os gatos são muito curiosos se sentem atraídos pela água corrente e o barulho da fonte.
 
2- Acostume-se a ler os rótulos dos sacos de ração. Gatos não comem cereais, milho, arroz, levedura, por isso dispense rações que tenham esses ingredientes em grande quantidade na formulação. É regra geral colocar os ingredientes com maior quantidade sempre na frente. Por isso uma formulação que diz: Frango, farinha de vísceras de frango, frango mecanicamente separado... como primeiros itens da formulação é muito melhor que uma que informa: Milho, arroz, quirela de arroz, quirela de milho, farinha de vísceras de frango....
 
3- Oferecer alimento Super Premium e dispensar tudo que seja abaixo dessa categoria (acreditamos que alimentos rotulados como “Premium” e inferiores não oferecem o que os gatos precisam consumir e essa economia barata a médio prazo desencadeia muitas doenças e problemas de saúde nos gatos, fazendo com que o custo com tratamento veterinário seja muito maior que o custo com alimentos de qualidade).
 
4- Oferecer ração úmida diariamente. Enlatada ou em sachê, sempre de qualidade e livre de corantes, aromatizantes e conservantes artificiais.
 
5- Uma dica interessante é hidratar a ração seca antes de oferecer para os gatos, mas lembrar de descartar qualquer sobra após 30 minutos.
 
6- Não deveria ser necessário dizer, mas NUNCA ofereça aos seus gatos restos de comidas. Em hipótese alguma.
 
7- Consulte sempre o seu veterinário de confiança. 
 
Texto elaborado pelo Gatil Play Bengal. Sua cópia ou utilização sem autorização está sujeita as penas da lei.
A divulgação deste texto é livre e benéfica, desde que citada a fonte: Gatil Play Bengal: www.playbengal.com.br 
 
Garantia
CONTATO contato@playbengal.com.br

(11) 9 9660-6085 Whatsapp

  • Pet Retrato
  • Criador Parceiro Premier Pet
  • Tropicats
  • TIBCS
  • World Cat Federation
Desenvolvido por AG | AF Comunicação.